Principais Projetos
ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA COSTA DO SOL (PECS), PROPOSTA DE REVISÃO DOS PLANOS DE MANEJO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DE MASSAMBABA, DO PAU-BRASIL E DA SERRA DE SAPIATIBA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ESTRUTURAÇÃO FÍSICA E FUNDIÁRIA
Elaboração
CONTRATO 009/2014 FUNBIO/CONSÓRCIO COSTA DO SOL (CCS).
LÍDER DO CONSORCIO CON&SEA LTDA - Em Consorcio com a Ecotech Ambiental/DF e Plantuc/MG
Coordenador Geral: Antônio Ramaiana de Barros Riberio
(02/2014 a 02/2016)
MALHA MUNICIPAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LOCALIZAÇÃO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Realização:
As Unidades de Conservação
Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil, criada pelo Decreto Estadual Nº31.346/2002 e com Plano de Manejo aprovado por meio do Decreto Estadual Nº32.517/ 2002, apresenta uma super-fície de 10.563,84 ha, abran-gendo os municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio.
Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba, criada pelo Decreto Estadual Nº 9.529-C/1986 e com Plano de Manejo aprovado por meio do Decreto Estadual Nº41.820/2009, apresenta uma superfície de 9.133,87 hectares, abrangendo os municípios de Araruama, Arraial do Cabo e Saquarema.
Aspecto da Costa do Sol/RJ. Foto: CON&SEA LTDA
Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Serra de Sapiatiba, criada pelo Decreto Estadual Nº 15.136 /1990 e com Plano de Manejo aprovado por meio do Decreto Estadual Nº41.730/2009, apresenta uma superfície de 5.967,45 hectares, abrangedo os municípios de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.
Parque Estadual da Costa do Sol - Anita Mureb (PECS), criado pelo Decreto Estadual N° 42.929, de 18 de abril de 2011, apresenta uma superfície de 9.840,90 hectares na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Constitui-se de 43 fragmentos divididos em quatro núcleos: Massambaba, Atalaia-Dama Branca, Sapiatiba e Pau-Brasil. O PECS se sobrepõe, em grande parte, às Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Sapiatiba, do Pau-Brasil e da Massambaba.
Exemplo de esponjas registradas no PECS/entorno. Esponja Aplysina fulva, Praia do Forno, Arraial do Cabo – RJ.
Foto: Daniela Batista (07/2014)
Dunas do Peró. Depósitos eólicos litorâneo.
Foto: Nilton de Jesus, em 11/06/2014.
Floresta Estacional Semidecidual de Terras Baixas Fragmento bem conservado e contínuo. Região onde o Pau-Brasil é a espécie mais abundante, em segundo plano, na planície.
Foto: Paulo Chaffin,em 08/08/2014.
PRINCIPAIS PRODUTOS (*)
Produtos elaborados com base em roteiro metodológico do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, com levantamentos primários e secundários. Realização de Oficinas Participativas em todas as etapas.
-
Diagnóstico Socioeconômico e Físico Biótico do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e das APAS da Massambaba, do Pau Brasil e da Serra de Sapiatiba.
-
Planejamento das 4 UC com a elaboração de propostas de Zoneamento para o PECS e de revisão do zoneamento das 3 APAs, com a elaboração de mapas propositivos dos zoneamentos georrefenciados.
-
Levantamento e Cadastro Fundiário de 100% da área do PECS (cerca de 10 mil ha), com aplicação de Ficha de Identificação Fundiária (FIF), levantamento cartorial de 100% das propriedades identificadas, levantamento fotográfico e georreferenciado com a elaboração de croquis para todas as propriedades.
-
Elaboração parcial de projeto de cercamento do PECS, Plano de Comunicação e Projetos de Arquitetura para implantação de sede do PECS.
(*) De acordo com atestado emitido pelo FUNBIO. Todos os produtos foram aprovados pelo INEA e FUNBIO.
A instituição não disponibiliza o trabalho ao público. Caso deseje solicitar com base na Lei de Transparência.”